Pular para o conteúdo

Anúncios no Facebook Ads. Não cometa estes 7 Erros.

Trago neste post os principais problemas que impedem as pessoas de terem resultado com tráfego pago focando em anúncios no facebook ads.

Apresentarei aqui os 7 principais erros cometidos com frequência, para que você possa corrigir e ter mais resultado em suas campanhas.

Antes daremos uma passada em algumas definições utilizadas ao longo do post. São dicas importantes sobre algumas métricas de anúncios do facebook ads

Assista o vídeo aonde Rafael Metring que já faz gestão de tráfego há 16 anos, mostra os 7 erros que 90% dos anunciantes comentem ao fazer anúncios no facebook ads.

Por que anunciar no Facebook Ads

1 – É a rede social mais popular do planeta com mais de 130 milhões de pessoas ativas mensalmente no Brasil.

2 – Possui ferramentas avançadas de segmentação popdendo utilizar vários formatos de divulgação como fotos e videos.

3 – O Investimento não é alto

Por que anunciar no Instagram

1 – Tem uma taxa de engajamento maior que no facebook

2 – 57 milhõs de usuários ativos mensalmente.

3 – Também possui ferramentas avançadas de segmentação popdendo utilizar vários formatos de divulgação como fotos e videos.

Diferenças entre anunciar Face/Insta ou Google

1 – Facebook – leva o anúncio até a pessoa / Google – É encontrado pela pessoa

2 – Ideal para compra por impulso / Google – Ideal para compra consciente

3 – Menor concorrência direta / Google – Maior concorrência direta

4 – Prova social padrão / Google – Sem prova social

5 – Paga pela exibição / Google – Paga por clique

Algumas métricas importantes abordadas neste Post

CTR – Indica a taxa de clique, ou seja, a cada 100 pessoas quantas estão clicando.

UM CTR aceitável está entre 1% e 4%.  Abaixo de 1% o anúncio não está bom e deve ser corrigido. Acima de 4% pode existir um possível problema como ter feito uma copy com gatilho de curiosidade e que provavelmente não resultará em conversão.

CPC – O ideal é que esteja por volta de 2% da comissão do produto.

FINALIZAÇÃO DE COMPRA INICIADA – IC O ideal é que pelo menos a cada 10 IC’s seja gerado uma venda.

VISUALIAÇÃO DA PÁGINA DE DESTINO – Métrica importante para quem trabalha com estrutura própria.

Pode ser útil para identificar se existe algum problema em sua página de destino. Esta perda pode ser aceitável atém um limite máximo de 20%.

7 principais erros muito cometidos por quem faz anúncios no facebook ads

Principais problemas encontrados nas campanhas de Facebook Ads

Algumas métricas podem indicar problemas graves em suas campanhas de facebook ads. Uma métrica importante e que não é de difícil resolução é o CTR muito baixo. O CTR que uso é de aproximadamente 3% e que possibilita algum retorno sobre o investimento (ROI) em minhas campanhas. Para taxas de CTR muito baixa será necessário que a maior parte de quem clicou se interesse pelo produto ou serviço oferecido. Para casos de CTR alto , ou seja, maior que 3 , o ideal é testar outros criativos (imagens / vídeos oi fotos) ou copy (texto dos anúncios) e públicos diferentes.

Outro problema que aparece também é um número reduzido de inicializações de compras e a tão sonhada compra. Sugiro que neste caso verifiquem os seguintes pontos fazendo os ajustes que se fazem necessários:

  • Anúncio não condiz com a página de vendas
  • Anúncio com muito gatilho de curiosidade
  • Público incorreto
  • Página de vendas ruim
  • Preço do produto elevado.

Um grande número de pessoas que iniciam mas não completam a venda, problema pode ser devido ao anúncio que não condiz com a página de vendas , botão de compra mal posicionado ou falta de clareza na página de vendas.

Fazendo o texto para seu anúncio no Facebook Ads

Seu anúncio precisa envolver 3 variáveis importantes que são: público, dor e solução.

Todo produto precisa resolver uma dor ou problema. Seu produto deve ter apresentar o problema para a solução desta dor ou necessidade. Sem uma necessidade ou dor seu anúncio não vai vender.

Procure também utilizar gatilhos mentais que é uma forma para se comunicar de forma mais eficiente com seu potencial cliente. Existem muitos gatilhos e como exemplo temos o gatilho da escassez indicando a pouca disponibilidade do produto ou serviço. A Prova social também é muito forte indicando que outras pessoas ficaram satisfeitas com o produto. O gatilho da simplicidade (rápido, simples em 3 passos) e curiosidade ( o segredo, grupo fechado, revelado) também tem grande apelo durante a elaboração de uma boa copy de anúncio.

Vamos agora aos 7 principais erros muito cometidos por quem faz anúncios no Facebook Ads

Primeiro erro: Não compreender métricas

Se você não sabe analisar as métricas não adianta fazer tráfego pago pois irá jogar dinheiro fora, pois não vai saber o que está dando certo e o que está dando errado.

Marca quando a pessoa entra em seu site. É importante para ter certeza que a pessoa que está clicando em seu anúncio está entrando em sua página.

Então vamos a duas dicas rápidas que são a métrica 100x5x1 e o CTR.

O CTR abaixo de 2% significa que o anúncio está ruim ou que não está atingindo o público correto, independente do nicho em que esteja trabalhando o CTR precisa estar em pelo menos 2%.

Se o CTR estiver abaixo de 2% significa que você está atingindo o público errado ou que seu anúncio não esteja com qualidade que deveria.

Acima de 5% também pode ser um problema porque pode significar que seu anúncio que esteja chamando mais a curiosidade caso não esteja gerando venda.

É preciso saber utilizar o gatilho de curiosidade para não atrair pessoas que não vão comprar.

Já na métrica 100x5x1 o 100 representa o Clique de Saídas únicos o 5 representa o início de finalização de compra e o 1 a compra em si.

Uma boa métrica seria considerar que para cada 100 Cliques de saída ou visualizações teria que ter 5 finalizações de compra e 1 uma compra.

Se a finalização de compra estiver alta e você não tiver venda também pode significar que você está com problema, que provavelmente pode estar na página de vendas.

Veja também 9 dicas para ganhar inscritos no YouTube

Segundo erro: Não analisar Clique da saída x Visualizações

A relação de perda entre Clique de saída e visualizações deve ser em torno de 10% e não muito acima disso.

Se por exemplo você tiver 600 cliques da saída e apenas 300 visualizações de página significa que metade das pessoas que clicaram não estão vendo a sua página, ou seja, você está gastando dinheiro à toa.

Resumindo se sua perda for maior que 10%, reveja sua página de destino e principalmente o tempo de carregamento da página.

Terceiro erro: Não utilizar interesse de exclusão

Quando criamos as campanhas de anúncios no facebook ads precisamos escolher o nosso público, ou seja, se você trabalha com marketing digital o seu público serão por exemplo os afiliados, agora outro ponto muito importante é o público que não te interessa.

Como exemplo no marketing digital, pode ser que você não queira trabalhar com afiliado iniciante, pessoas buscando renda extra entre outros.

Para configurar este item corretamente você deve configurar o seu público de interesse como afiliado ou hotmart e exclui pessoas com interesse em renda extra, emprego pois serão pessoas que estão fora do público-alvo para você fazer a sua venda.

É muito importante que você configure os interesses de exclusão.

Quando você está editando conjunto você tem a parte de interesses e nessa tela você verá os interesses de exclusão e é aí que você deve colocar os públicos que você não quer atingir.

A relação de perda entre Clique de saída e visualizações nos anúncios facebook ads

Quarto erro: Não ter múltiplos anúncios

Se você está vendendo, por exemplo, um curso de marketing digital que serve para vários nichos como: dropshipping, afiliado, escala e otimização de campanhas de anúncios no facebook ads e análise de métricas entre outros, você precisa ter múltiplos anúncios com múltiplas pegadas e públicos. 

Imagine que alguém esteja procurando por otimização de campanhas de ads e você só está anunciando para quem se interessa por drop? Assim é necessário ter vários anúncios com os diferentes públicos de interesse. Desta forma você descobrirá entre os vários anúncios os que funcionam e convertem por um valor menor.

Quinto erro: Não validar a campanha

Criar múltiplos conjuntos e múltiplos anúncios para descobrir quais funcionam.

Quando você cria uma única campanha em um único anúncio você está dando uma única chance para seu anúncio, sendo assim, você não poderá errar a pegada do anúncio e nem o público.

A recomendação é que é que você trabalhe com uma campanha com 3 ou 4 interesses e dentro de cada conjunto 4 anúncios. Mais detalhes você pode ver no vídeo abaixo do Rafael Metring que já faz gestão de tráfego há 16 anos:

VÍDEO COM OS 7 ERROS EM ANÚNCIOS DO FACEBOOK ADS

Sexto erro – Não fazer remarketing

Remarketing é obrigatório. Em algumas campanhas o ROI só vem quando fazemos o remarketing.

Imagine, por exemplo, que você gasta 1000 Reais em uma campanha e não teve ROI. Pode ser justamente nesta campanha de remarketing que você consiga ter ROI e além disso investindo um valor baixo.

Lembre-se que o remarketing deve ser SEGMENTADO conforme a etapa em que seu cliente interagiu em seu site, se viu seu vídeo até o final, se iniciou compra entre outros.

 Sétimo erro – Não fazer análise de frequência

É a quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido via facebook ads para uma pessoa. Se a frequência for baixa, você pode ter exibido seu anúncio para muitas pessoas, mas somente uma única vez.

E pode ter certeza de que quanto menos vezes o anúncio for exibido para esta pessoa menor serão as chances de converter. Quanto maior a frequência menor será o custo de venda ou conversão.

Se gostou deste post sobre os principais erros que devem ser evitados ao anunciar no facebook ads assista agora nosso vídeo.

Até o próximo Post!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *